segunda-feira, 23 de junho de 2008

Quase um Clássico

Violento. Surpreendente. E com quase 20 minutos adicionais, "O Gangster" chega em DVD como o grande lançamento de Junho.
.
O GÂNGSTER
(American Gangster; EUA, 2007)
Dir.: Ridley Scott
Com Denzel Washington, Russell Crowe, Josh Brolin, Cuba Gooding Jr.
158 min (original)/ 177 min (estendida) - Drama
.
Denzel Washington se tornou um ícone no cinema americano interpretando o bom moço. Foi o advogado que imerge na causa da AIDS em "Filadélfia", o policial expert e paraplégico de "O Colecionador de Ossos". Em 2001, surpreendeu ao interpretar um vilão no excelente "Dia de Treinamento". E anos mais tarde, resolveu repetir a dose, com um "vilão" mais classudo e poderoso.
.
Baseado em fatos reais, Washington faz as vezes de Frank Lucas. Assume a frente do tráfico de drogas em uma Nova York dominada pela máfia italiana. Voou por baixo do radar da polícia por não ter intermediários e tratar da negociação direto com o fornecedor vietcongue em plena guerra e utilizar os caixões dos soldados mortos como recipiente. Sua logística dissemina a droga na cidade de forma rápida e eficiente, complicando a situação da concorrência. Paralelo a isso, somos apresentados a Ritchie Roberts. Novato na força policial nova-iorquina, Ritchie é repreendido por descobrir um esquema e devolver o dinheiro a polícia. Precisando se reestabalecer, resolve rastrear a origem de uma nova droga que está circulando pela cidade, que pode levar a um novo criminoso que fugiria de quaisquer padrões conhecidos na época.
.
O filme é uma crescente pressão até o inevitável embate entre os dois. Passando por temas como família, corrupção e valores morais, "O Gângster" ainda nos brinda com performances inspiradas e uma trama amarrada e sólida. Ao invés de apelar para tiroteios e cenas gratuitas, o diretor Ridley Scott prefere focar na construção dos personagens e de deixar o espectador a par de cada decisão tomada por seus protagonistas. E a versão em DVD ainda nos brinda com mais 18 minutos não exibidos nos cinemas (nada que faça diferença a trama, mas enriquecendo os dois personagens). É cinema de primeira.
.
(Nota 9,5)
.
Trailer:

Nenhum comentário: