segunda-feira, 23 de junho de 2008

O ultimo homem da Terra

Munido de efeitos especiais vergonhosos e com pouca história, nem Will Smith salva este filme de zumbis e cia.
.
EU SOU A LENDA
(I am Legend)
Dir.: Francis Lawrence
Com.: Will Smith, Alice Braga
100 min. - Ação/Suspense
.
Filmes de Zumbis é quase um gênero norte-americano. Desde George Romero, esses filmes seguem um padrão básico: Algo dissemina a população rapidamente (geralmente um vírus, ou uma experiência genética mal-sucedida) e os contaminados devem permanecer soltos na cidade para sobreviverem de sangue/carne/cerebro humano. Sempre sobram poucos que vão sendo executados conforme as horas de projeção passam. Aí chegam no final os mais fortes, ou os mais preparados. Se o personagem pelo qual torce faz uma piadinha boa no filme, ou está estampado no poster, ele chega até o final, ou é executado em uma cena clímax com a música estourando as caixas de som.
.
Baseado no romance apocalíptico "The Omega Man", o filme traz a história do cientista Robert Neville (Smith, em atuação deletável), o último homem vivo na cidade de Nova York. Ele passa seus dias a pesquisar uma forma de desenvolver um soro capaz de reverter a condição de quase toda a população mundial da forma de criaturas sedentas por sangue que devem viver nas sombras. Como vampiros, elas saem a noite para caçar qualquer um que estiver de bobeira.
.
E é nesse ponto que o filme escorrega. Não é só o fato de Will Smith estar muito mal aproveitado na história. Seu personagem só entra em contato com essas criaturas da noite, por conta de alguma "bobeira" que ele comete. Até então, nenhum deles sabe da existencia de Neville na cidade, tamanha discrição e discipina que ele tem. E os efeitos especiais (que deveriam ser um ponto alto do filme), jogam contra o time: Os "zumbis" parecem que foram feitos em 1996 e reaproveitados aqui. O único ponto a favor, é a atmosfera apocalíptica que o diretor conseguiu criar. As cenas externas de uma Nova York isolada são de tamanho capricho e temor que só podem ser comparadas ao contrastante flashback de quando a cidade estava sendo evacuada. Fora isso, um filme vazio e sem propósito. E nem o final alternativo nos extras do DVD brinda com uma luz no fim do túnel.
.
(Nota 2,0)
.
Trailer:

Nenhum comentário: