sexta-feira, 27 de junho de 2008

A Época da Inocência

Com uma campanha de divulgação discreta e um elenco bem montado, a grande surpresa de 2007 chega as locadoras.
.
JUNO
(Juno; EUA, 2007)
Dir.: Jason Reitman
Com Ellen Page, Michael Cera, Jennifer Gardner
1h36 min - Drama/Comédia
.
Dentre os burburinhos de fim de ano, apareceu o nome "Juno". Os críticos aclamavam, os espectadores americanos prestigiavam as salas de cinema, sua protagonista Ellen Page estava em todas nas capas de revistas. E aqui no Brasil, até então, apenas cigarras ao fundo. Bastou o anúncio da corrida para o Oscar e o pequeno "fenômeno" deu as caras nas salas de exibição tupiniquins. Algumas semanas de pré-estreias depois, o público nacional conferiu e ficou satisfeito.
.
Pois bem. Trata-se de um filme simples, com uma história simples, composta por personagens simples. Ao primeiro olhar, pelo menos. Bastou uma tarde entediada, e Juno (a personagem-título do filme) resolve fazer sexo com seu melhor amigo. Semanas depois, muito suco de laranja e uma dezena de testes de gravidez apontam o maior medo das adolescentes: Gravidez. Juno e seus 16 anos passarão os próximos nove meses procurando o melhor caminho para seu filho. Ela e sua melhor amiga, decidem arrumar um casal para adotar a criança, já que não quer ter esse tipo de responsabilidade tão cedo na vida.
.
Contar mais do que isso pode estragar uma experiencia saudável de cinema. Uma atmosfera totalmente "indie" compõe o universo de uma adolescente com gostos típicos e estabelece o clima de todo o filme e seus personagens extremamente caricatos. Doses cavalares de musica alternativa, utilização de cores diferenciadas e muito bom humor. Aliás, um humor sutil predomina em uma história que nas mãos de um diretor descuidado, resultaria em gags de mal gosto. A personagem Juno é assustadoramente realista e suas decisões nem sempre deixarão o espectador confortável, porém nunca ficamos contra ela. As quatro indicações ao Oscar (filme, direção, atriz e premiada com melhor roteiro original) são merecidas. Uma ótima pedida para um dia mais, digamos, "leve".
.
(Nota 9,0)
.
Trailer:

Nenhum comentário: