Quando o plano perfeito dá errado...
ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE VOCÊ ESTÁ MORTO
(Before the Devil Knows You're Dead; EUA, 2008)
Dir.: Sidney Lumet
Com Phillip Seymour Hoffman, Ethan Hawke, Marisa Tomei, Albert Finney
1h57 min - Drama

O cinema ainda parece sofrer com conclusões de histórias. Primeiro surge a premissa. Uma idéia brilhante, suficiente para convencer estúdios, produtoras e atores de peso a entrarem no projeto. Daí vem a execução. Um bom diretor e técnicas que auxiliam no processo de contar a história. E por fim, o produto. O problema é quando tudo parece funcionar, mas ali no acabamento... Um pequeno erro de cálculo, que pode por tudo a perder.
Dois irmãos endividados até o pescoço bolam um plano para recuperar uma boa quantia de dinheiro. Para Hank, o dinheiro o livrará de intermináveis dívidas e problemas com a ex-esposa. Para Andy, o dinheiro será a sua saída para a dependência química e a salvação do seu casamento. Para os dois, a saída é encomendar e executar um assalto à joalheria da família, protegida pelo seguro, e onde dificilmente algo dará errado. Mas dá errado. E a mãe dos endividados é morta durante o roubo e agora seu pai busca vingança, sem saber que está caçando seus próprios filhos.

"Mais uma e você vai embora..."
O filme, é muito bem escrito e executado até os vinte minutos finais. Um excelente exemplo de tensão que cresce e que envolve todos os personagens apresentados sem tornar a presença de nenhum deles descartável. O que é louvável, por sinal. Mas os vinte minutos finais, que deveriam amarrar a trama e apresentar uma saída inteligente, cai no lugar-comum, na saída que eu temia para solucionar a premissa. Um erro de cálculo que pode custar muita espectativa e causar decepções. Mas vale o programa pela tensão e pelas interpretações fantásticas de seus protagonistas.
Nota 7,5
Trailer:
Nenhum comentário:
Postar um comentário