segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Ação-Cabeça

Assaltos à moda-antiga

EFEITO DOMINÓ
(The Bank Job, ING, 2008)
Dir.: Roger Donaldson
Com Jason Statham, Saffron Borrows, Stephen Moore, Daniel Mays
1h51 min - Ação

Jason Statham é a nova cara do cinema de ação. Tido por muitos como astro, esnobado por outros, sua capacidade para escolher roteiros é inquestionável. Ele sabe que seus fãs se preocupam mais com a adrenalina bombando nas veias do que uma ação mais cabeça. Mas algumas vezes, é preciso agradar também aos troianos. E Statham, apoiado em sua capacidade de escolher roteiros, aceitou o papel principal neste "Efeito Dominó".

Apesar do título nacional tosqueira, o filme é inspirado no famoso assalto a banco da Rua Baker, em 1971, onde bandidos entraram no cofre de um banco através de um túnel subterrâneo e liquidaram os cofres. O problema é que ali estava guardado algo além de dinheiro, jóias ou barras de ouro. No cofre 117 estava guardado um segredo que ameaçaria a estabilidade da família real britânica.

"Então é isso que a Rainha faz nos fins de semana?"

O filme é bem menos "adrenalinesco" do que o Statham de costume, aposta mais no cérebro da engenhoca e acerta em cheio em colocar o assalto na metade do filme: Acompanhamos todo o desenvolvimento dos envolvidos, o planejamento para o assalto e depois as consequências de mexer onde não se deve. O espectador mais descompromissado pode perder um ou outro dado importante para o desenrolar da trama. A verdade é que comparado aos demais filmes de roubos recentes (e estou falando com vocês também, onze homens), "Efeito Dominó" é um filmaço. Tudo muito bem amarrado naquele famoso jogo onde qualquer um pode ser motro/traído/enganado e apenas o mais esperto sobrevive. Indicado aos fãs de ação-adrenalina e aos fãs de ação-cabeça.

Nota 8,5

Trailer:

Nenhum comentário: