segunda-feira, 7 de julho de 2008

Segredos de uma mente doentia

Nem a morte consegue deter Jigsaw, de acordo com o quarto episódio da série.
.
JOGOS MORTAIS 4
(Saw IV; EUA, 2007)
Dir.: Darren Lynn Bousman
Com Tobin Bell, Scott Patterson, Costas Mandylor, Lyriq Bent
1h32 min - Terror
.
Parece que agora é definitivo: Todo mês das bruxas vai ter "jogos mortais". Há 4 anos que isso acontece e já foi lançado o poster do quinto filme para outubro. A rentável série que vem crescendo, deu sinais de ter sido encerrada em 2006, mas ano passado apresentou um quarto capítulo cuja trama era mantido em total segredo. E a cada novo filme, a dinâmica era produções mais caras, com mais sangue e geravam mais lucro nas bilheterias.
.
Pois bem. A dinâmica parece dar sinais de desaceleração. Neste episódio, a trama começa com uma visual autópsia do vilão, que escondia uma de suas famosas fitas, endereçadas a um policial. Depois, a trama se divide em dois: Uma parte em flashback conta as origens do assassino Jigsaw, famoso por fazer com que suas vítimas caíssem em suas armadilhas. A outra vai focar no sargento Rigg, que participou das investigações (desde o 2o filme) e assiste a cada episódio, seus companheiros serem pegos, um a um. Agora como vítima, ele terá de passar por uma série de testes para superar a morte de sua parceira.
.
"Você não viu o que fizeram com o outro cara..."
.
O maior problema deste quarto episódio, é justamente a falta de uma trama consistente. Para os fãs do gênero, está tudo aqui: As torturas mais elaboradas, muito mais sangue, mortes bizarras, armadilhas complexas, etc. Mas o que mais incomoda é o clima de "oba-oba" e a completa falta de respeito com um vilão que parecia ser muito mais do que ele se mostra. Um personagem que estava virando referência tem seus motivos reduzidos a completos clichês. O final do filme convence (apesar de ficar muito aquém dos outros) e de uma certa forma se mostra criativo para uma série que matou seu vilão no meio do caminho. Mas a criatividade corre sério risco de se esgotar. Pelo menos, o senso de continuidade da série continua como seu grande triunfo. Enquanto não sabemos se o quinto filme poderá explicar o que acontece aqui, digo com convicção de que este é um capítulo descartável. E que Jigsaw já foi muito mais interessante, enquanto vivia.
.
(Nota 4,0)
.
Trailer:

Nenhum comentário: