segunda-feira, 20 de abril de 2009

Faça Você Mesmo

A homenagem de Michel Gondry ao cinema. À sua maneira

REBOBINE, POR FAVOR
(Be Kind, Rewind; EUA, 2008)
Dir.: Michel Gondry
Com Jack Black, Mos Def, Danny Glover, Sigourney Weaver
1h50 min - Comédia

Filmes que surpreendem. Filmes que falam diretamente com o espectador. Filmes que exprimem paixões de pontos de vista nunca convencionais. Quem não conhece o trabalho do cineasta francês, Michel Gondry, pode muito bem se iniciar com este fantástico "Rebobine, Por Favor". E fantástico em diversos sentidos da palavra. Não só o filme não se preocupa em se prender à realidade, como é um filme excepcional.

Jerry e Mike são dois moradores de uma pequena comunidade próxima a Nova York. O primeiro trabalha na usina da cidade e perturba o segundo, funcionário de uma peculiar locadora de filmes que só trabalham com alguns títulos em VHS. Contrariando o dono, Jerry acaba entrando no estabelecimento comercial e após um acidente, acaba por desmagnetizar os títulos. Para não perder a clientela, os dois resolvem "refilmar" os clássicos do cinema para uma das clientes. De "Caça-Fantasmas" a "Conduzindo Miss Daisy", os filmes "suecados" com uma câmera precária acabam se tornando sucesso nas redondezas, atraindo a comunidade e outras pessoas que não veem o novo negócio com bons olhos.

"Desculpe, não trabalhamos com filmes pornográficos..."

O filme não é exageiro. É uma verdadeira declaração de amor de um cineasta pela arte que faz. Uma declaração de amor de todos os envolvidos, na verdade. Ainda mais se focarmos nos desdobramentos dos personagens para terminar suas obras para que uma cliente possa entender a história de um filme, independentemente de como ele é executado. Jack Black e Mos Def dão um show a parte. Michel Gondry imprime um relato honesto do suor e a consequente recompensa de dar vida a personagens fictícios (ou não) para uma platéia, sem se preocupar com o resultado. O sucesso é apenas consequencia de uma paixão. Pontos pela bravura de um roteiro inspirador e por gags simples e diretas. Não se atém a discussões amplas sobre piratarias, mas apenas pela união de pessoas por um bem comum. Ganha meu voto com facilidade. E um "hurra" ao cinema independente!

Nota: 9,5

Trailer:

Nenhum comentário: