segunda-feira, 20 de abril de 2009

A Cerca

Samuel L. Jackson é um péssimo vizinho

O VIZINHO
(Lakeview Terrace; EUA, 2008)
Dir.: Neil LaBute
Com Samuel L. Jackson, Patrick Wilson, Kerry Washington, Jay Hernandez
1h50 min - Suspense


Uma vez li uma crítica de uma revista que adoro, dizendo algo sobre a capacidade de Samuel L. Jackson mudar completamente de expressão utilizando apenas um olhar. Se Pulp Fiction não te esclareceu isso até hoje, talvez seja hora de você passar vista sobre este "O Vizinho". Nada com uma história simples e uma interpretação boa para levantar o que poderia ser um filme bem bobinho.

O filme começa com o casal Chris e Lisa Mattson (Patrick Wilson e Kerry Washington) se mudando para o condomínio Lakeview Terrace. Um lugar pacato e bucólico, preservado não-oficialmente pelo policial destemperado Abel Turner (Samuel L. Jackson, o tal vizinho). Viúvo, pai de dois filhos e ultra-conservador, Turner começa a implicar com casal interracial recém-chegado. O que era apenas implicações, toma contornos mais drásticos quando Chris resolve revidar as provocações. 

"Querida, você deixou ele nadar na nossa piscina?"

O filme beira a irregularidade e o pastiche, salvo a mão precisa do diretor Neil LaBute e o carisma assustador de Jackson. Aqui reside a verdadeira força do filme. Jackson se transforma em um elemento-surpresa a cada virada do roteiro competente. A segurança e a confiança travestida na insanidade de Turner é sentida de forma impressionante pelo público. E se o seu lado sádico permitir, porque não, torcer pelo vilão? O desfecho previsível e algumas condutas mais infantis dos personagens não estragam as duas horas de diversão que o filme proporciona. E depois checar as fechaduras da porta antes de dormir.

Nota 7,0

Trailer:

Nenhum comentário: